top of page

Cri(atividade)

  • Nayara Martins
  • 10 de out. de 2017
  • 3 min de leitura

Você já teve certo bloqueio criativo ao iniciar alguma tarefa? Seja durante a criação de um passo de dança; no desenvolvimento de uma redação ou até mesmo para solucionar problemas do cotidiano. Parece que todos nós estamos fadados a essa parede invisível que nos impede de sair da inércia e transformar projetos em realidade.

Contudo, a boa notícia é que a criatividade é uma característica presente em nossa essência e pode ser estimulada. Eu conversei com a psicóloga Larissa Assis, que deu dicas de como aprimorar o potencial criativo.

 

Experimente o novo:


Uma célebre citação atribuída a Albert Einstein diz: "Insanidade é fazer sempre a mesma coisa e esperar resultados diferentes." Sendo esta frase de autoria do famoso físico teórico ou não, ela carrega uma verdade que deve ser amplamente considerada se desejamos exercitar a nossa criatividade.

A psicóloga revela que o maior empecilho ao tentar liberar o potencial criativo é limitar-se à rotina. "Precisamos de vontade própria, esforço e dedicação neste processo, pois é necessário fazer atividades diferentes seja no seu dia-dia ou na maneira como você encara as situações de sua vida."

A regra de ouro para tornar-se um criativo é não ter medo pensar fora da caixa e fugir dos padrões aos quais estamos habituados. Quebre as amarras mentais!


Viva no presente:


Outro ponto fundamental é manter seus pensamentos exatamente no período no qual você se encontra. Foque no agora e deixe de exercitar tarefas no "modo automático". Larissa destaca que a necessidade de nos tornar um ser "multifuncional" muitas vezes atrapalha nossa essência criativa. "Nós vivemos em uma década de agitação, onde recebemos muitas informações, portanto, um momento de pausa e tranquilidade é determinante para renovar as ideias."

Por isto, procure exercer atividades que lhe tragam alegria e prazer; pare por alguns instantes; contemple a natureza, a beleza ao seu redor, afinal, muitas vezes a inspiração para despertar aquele insight criativo está à sua volta.


Organize suas ideias:


Ordenar os próprios pensamentos é primordial. Imagine a sua mente como um guarda-roupas; é bem mais fácil encontrar as peças em um closet harmonioso do que em um bagunçado, não é mesmo?

Para auxiliar na organização, a psicóloga recomenda a criação de mapas mentais, eles contribuem para a visualização e coordenação de nossos desejos e ideias. A especialista também aponta a importância de anotar aquilo que achamos relevante, tendo sempre um caderninho próximo à cama, pois muitas vezes, é na hora de dormir que a imaginação flui. Sendo assim, registre as melhores informações para não perdê-las após acordar!


Permita-se errar:


A última dica, mas não menos importante é permitir-se errar. Eu costumo dizer que criatividade é a coragem de alçar voo antes mesmo de checar se você possui asas. Não devemos pensar como loucura, mas como um exercício para acreditar em si mesmo. Diversas vezes nós duvidamos de nossa capacidade por medo de falhar e em função disso, não conseguimos prosseguir com nossos projetos.

Porém, pense em quantas invenções não existiriam se os idealizadores houvessem desistido na primeira falha. Nós devemos nos lembrar que até mesmo os grandes feitos foram alcançados após uma série de equívocos. Thomas Edison cometeu diversos enganos antes de criar a lâmpada incandescente; Alberto Santos Dumont antes de inventar o avião e Marie Curie antes de realizar as importantes descobertas em seus estudos acerca da radioatividade.

Os erros fazem parte do processo de criação e são eles os responsáveis por nos conduzir ao melhor resultado.


Você deve ter em mente que possui um incrível potencial criativo; encontre-o e o desenvolva, pois para a criatividade, basta ação.


Comments


DICAS DE COZINHA

DA SARA!

#1 

Sou um parágrafo. Clique aqui para editar e adicionar seu texto.

 

#2

Sou um parágrafo. Clique aqui para editar e adicionar seu texto.

 

#3

Sou um parágrafo. Clique aqui para editar e adicionar seu texto.

© 2023 por Sal & Pimenta. Orgulhosamente criado com Wix.com

bottom of page